No último mês, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou uma estimativa muito triste. Até o final de 2020, o país terá mais de 60 mil novos casos de câncer. Para ser mais exata, serão 66.280 mil mulheres com diagnóstico positivo. 

O câncer de mama é o tumor que mais acomete mulheres no Brasil. E neste momento de pandemia que estamos vivendo, se sabe que os números de consultas e exames preventivos reduziu muito, pois há mulheres que estão evitando sair de casa. 

Entretanto, quero ressaltar que quando descoberto o início do desenvolvimento, há 95% de chances de cura. Por isso, é fundamental que as mulheres mantenham seus exames em dia. Com cuidado e respeitando as orientações de prevenção ao Covid-19, você pode ir ao médico sem problemas. 

Ainda falando em prevenção, saiba que a grande maioria dos casos de câncer de mama não está ligada à fatores genéticos, mas sim ambientais e reprodutivos. Há diversas formas de reduzir a probabilidade de desenvolver câncer ao longo da vida. Grande parte estão aliadas a um estilo de vida saudável, como uma dieta balanceada aliada a exercícios físicos, por exemplo. Não consumir bebidas alcoólicas em excesso e não fumar também são hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver tumores.

Não descuide da sua saúde. Ela é seu bem mais valioso!