Muitas pessoas estão vivendo com câncer. Um em cada 2 homens e uma em cada 3 mulheres terão diagnóstico de câncer durante a vida.

Mas o que é o câncer?

O Câncer é a proliferação (ou multiplicação) desordenada de um grupo de células de determinado órgão. Estas células são tão alteradas que conseguem ter a capacidade de se adaptar e sobreviver em outros órgãos distantes de sua origem. Isso é o que chamamos de metástases.

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo. Existem mais de 100 tipos de câncer porque nossas células e órgãos são distintos e por isso podem formar diferentes neoplasias. Nas mulheres o câncer de mama é o mais comum e nos homens o câncer de próstata é o mais frequente. O câncer de pulmão pode afetar homens e mulheres em elevados números.

Existem 5 principais categorias ou subtipos de câncer:

      Carcinomas começam na pele ou nos tecidos que revestem os órgãos internos

      Sarcomas se desenvolvem nas cartilagens, músculo, gordura e outros tecidos conjuntivos

      Leucemias originam-se do sangue ou medula óssea

      Linfomas iniciam no sistema imune

      Neoplasias do Sistema Nervoso Central iniciam no cérebro e na coluna espinhal

Diferente do câncer ou das neoplasias malignas, os tumores benignos correspondem a uma massa de células que se multiplicam mais lentamente e são mais semelhantes ao tecido de origem. Geralmente não têm a capacidade de desenvolver as metástases e raramente causam risco de vida.


Texto retirado de:
Fonte: http://www.sbcancer.org.br/