Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

É provável que você já tenha conhecimento sobre o novembro azul. Neste mês, o rosa de outubro dá lugar aos tons azulados em campanhas comerciais e de saúde. São vitrines de lojas, anúncios em postos de saúde e muito mais para nos lembrar da importância da prevenção do câncer de próstata.

No Brasil, esta doença é uma das principais causas de morte entre homens. O dia mundial do combate ao câncer da próstata é 17 de novembro, o que dá sentido ao mês ser internacionalmente dedicado à conscientização sobre o assunto.

No mundo, três quartos dos casos acometem homens acima dos 65 anos. Trata-se do sexto tipo de câncer mais comum em nível internacional e o mais recorrente no sexo masculino. Quando descoberto no início, suas chances de cura são altas.

Breve histórico

No exterior, a campanha do novembro azul é chamada de Movember, mistura das palavras November (novembro) e mustache (bigode). Em 1999, um grupo de amigos australianos deixou o bigode crescer em referência à importância do homem cuidar de sua saúde.

O movimento cruzou fronteiras e oceanos e, em 2004, foi criado o Movember Foundation Charity. São símbolos dessa luta o bigode e a cor azul.

Novembro azul e prevenção

A partir dos 50 anos, é recomendável que todos os homens façam exames de rotina para que o câncer de próstata seja descoberto o quanto antes. O toque retal é o exame mais utilizado e eficaz para fazer essa sondagem.

Seus resultados costumam ser cruzados ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês). O teste pode identificar o crescimento de uma proteína produzida pela próstata. Este seria um indício da doença.

Para prevenir o câncer de próstata, uma alimentação saudável e diversificada, rica em nutrientes essenciais à vida é o mais recomendável. Não fumar, não ser obeso e praticar atividades físicas são atitudes que afastam o homem dos grupos de risco da doença.

Leia também: Alguns pacientes podem ser curados de câncer de reto sem cirurgia

Sintomas e tratamento

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são:

  • Dor ao urinar;
  • Diminuição da força do jato de urina;
  • Dor ao ejacular;
  • Presença de sangue no sêmen;
  • Impotência.

Quando a doença é confirmada, os tratamentos mais comuns são a radioterapia, quimioterapia, a cirurgia ou o tratamento hormonal. Cada caso é tratado conforme as suas particularidades. Cabe a médico e paciente conversarem sobre quais as melhores alternativas para vencer a doença.

Todas essas informações costumam ser pouco difundidas nas mídias, nos espaços de saúde e dentre o público em geral. Por isso, o novembro azul é tão importante. As informações valiosas podem salvar vidas.

Fique atento à programação do posto de saúde da sua cidade. Em muitos lugares, o novembro azul promove palestras sobre o assunto e mutirões de exames.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender a importância do novembro azul. Mantenha seus exames em dia para uma vida mais longa e mais feliz!

Até a próxima!

Dra. Alessandra Morelle