Se você costuma mudar as cor dos cabelos, fazer as mechas da moda, ou apenas esconder os fiozinhos brancos, saiba que as tinturas escondem um perigo. 

Segundo um estudo realizado na Finlândia, há 23% mais chances de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres que pintam os cabelos. Isso está relacionado a uma substância conhecida com 4-aminobifenil. Há indícios de que esse composto causa mutações no genoma humano e interferência em questões hormonais. 

Veja bem, são indícios. Além disso, a indústria cosmética já descartou diversas substâncias consideradas tóxicas ao organismos. Ou seja, essas conexões tendem a reduzir ao longo dos anos, como já se observa comparando dados de décadas anteriores. 

A alternativa é usar tonalizantes, pois ao contrário das tinturas permanentes, há menos aditivos químicos e corantes. Outra possibilidade é a boa e antiga hena (lembra dela?). Ou seja, você não precisa descuidar da sua vaidade, mas é é interessante manter-se informada, ler os rótulo e optar por produtos com menos produtos químicos. Tudo que você fizer em prol da sua saúde soma pontos.

Para acessar o estudo completo sobre o assunto, clique aqui.