Dicas para pacientes em tratamento oncológico

Hoje, trago algumas dicas para pacientes em tratamento oncológico. Durante o cotidiano de consultas, o foco costuma ficar nas necessidades do paciente naquele momento e muitas dicas úteis acabam deixando de ser repassadas. Muitas vezes, o paciente descobre algo que poderia ter sido feito ao longo do tratamento quando já está finalizando.

Por isso, acredito que algumas dicas para pacientes em tratamento oncológico sejam úteis de maneira geral. São indicações práticas que podem fazer parte do cotidiano de todos, a fim de tornar tudo mais prático.

1. Estude o seu diagnóstico

Procure sempre, na consulta médica, levar dúvidas que surjam entre uma consulta e outra por escrito. Nem tudo que lemos por aí é real. Ou, muitas vezes pode ser verdade, mas os assuntos são abordados de um jeito muito amplo. E cada diagnóstico é bastante particular. Ninguém melhor que o seu médico para esclarecer as suas questões.

Se possível, faça cópia de cada um dos seus laudos. Ao copiar e colocar em uma pasta com compartimentos plastificados, você tem um dossiê completo do seu caso para levar aos médicos que precisar frequentar.

2. Escolha um bom centro de referência

Outra das ótimas dicas para pacientes em tratamento oncológico é reservar um tempo para pesquisar e escolher um bom médico. Os especialistas que atuam em centros de referência podem ter acesso a novos tratamentos e diagnósticos em fase de estudos clínicos.

Pacientes com câncer tem urgência em se tratar com o que há de melhor. Nos centros de referência, você encontra ainda outros profissionais que podem ser necessários ao seu tratamento, como nutricionistas e psicólogos.

3. Procure o suporte necessário para falar do diagnóstico

Levar a notícia do diagnóstico para a família e os amigos pode ser tão difícil quanto o momento que você mesmo recebeu o diagnóstico. Seus entes queridos podem ficar apreensivos sobre o que falar ou não, sempre com receio de te entristecer.

Mesmo assim, falar sobre o diagnóstico com alguém é fundamental. Se não quiser contar à família em um primeiro momento, procure ajuda profissional para expressar os seus sentimentos.

4. Peça ajuda financeira para o tratamento

No local onde você se trata, é possível tirar dúvidas sobre os convênios que são aceitos. Muitas vezes, até mesmo assistentes sociais estão disponíveis para explicar a quais procedimentos ou medicamentos você tem direito a algum tipo de auxílio. Caso seja necessário, peça a um familiar ou amigo te ajudar com essa questão.

5. Tenha uma agenda

O paciente com câncer tem uma série de exames e consultas em seu cotidiano. Além dos seus compromissos já existentes, a sua saúde vai demandar bastante planejamento e organização. Em alguns casos, o paciente que está em tratamento quimioterápico pode sofrer com esquecimentos e falta de concentração, pois são efeitos colaterais.

Eu recomendo que você baixe em seu celular o aplicativo Tummi. Acesse este artigo e saiba mais sobre ele.

Espero que minhas dicas para pacientes em tratamento oncológico possam ajudar você ou alguém que você conhece e está passando por esse momento.

Para saber mais dicas, assista o vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube e acompanhar meus conteúdos por lá.

Até a próxima!

Dra. Alessandra Morelle