Colonoscopia: exame que pode salvar vidas

colonoscopia

A colonoscopia é um exame que torna possível a visualização do interior do intestino grosso e o final do intestino delgado, em imagens coloridas. Isso significa que pode verificar a existência de lesões nas paredes intestinais.

Sabemos que há certo receio em fazer tal exame, porém lembre-se que a saúde deve estar em primeiro lugar na sua vida, mesmo que você esteja com medo de realizar algum procedimento, vá com medo mesmo! Drible essa reação em prol de você mesmo.

Benefícios do exame de Colonoscopia

O exame de colonoscopia, principalmente para o rastreio, pode salvar muitas vidas!

O exame pode reduzir significativamente a incidência de câncer colorretal e a mortalidade relacionada à doença. É o que afirma um estudo encabeçado por Dr. Charles J. Kahi, do Roudebush VA Medical Center, de Indianápolis, Indiana, e pelo Dr. Heiko Pohl, do White River Junction VA Medical Center, de Vermont.

Os pesquisadores descobriram que a colonoscopia foi associada a uma redução de 61% na mortalidade por câncer colorretal em idosos com doença no cólon esquerdo, bem como naqueles com doença no direito.

Ou seja, o rastreio de câncer de cólon realizado pela colonoscopia pode reduzir a mortalidade por câncer e ainda melhorar os resultados para os pacientes.

A prevenção é o melhor caminho

Esse procedimento torna possível detectar o quanto antes qualquer sinal de câncer intestinal, pois ele pode remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. Também, e não menos importante, é possível remover amostras de lesões para análise.

Pesquisa americana relaciona o consumo de nozes e o câncer de cólon. Clique para ler! 

Como funciona a Colonoscopia

O exame é realizado através de um endoscópio. O aparelho passa pelo reto e intestino grosso, chegando na porção distal do íleo – parte final do intestino delgado. Possuindo uma câmera na ponta, ele capta todo o interior do órgão para exame das paredes intestinais.

Em geral, o exame é realizado com sedação e anestesia local. Assim é assegurado que o paciente não sinta desconfortos durante o processo e também pode colaborar, respondendo algo que o médico queira saber, por exemplo. É um procedimento seguro e não necessita internamento.

Versão virtual do exame

Aqui o exame é feito através de uma tomografia computadorizada para obter imagens do interior do cólon. É uma maneira menos invasiva, visto que o tubo não trafega por todo o intestino, ficando reservado à porção final. Ali é gerada uma visualização das paredes intestinais.

Esse procedimento é limitado para um exame completo, além de não detectar de maneira completa a identificação de possíveis pólipos pequenos e ser impossível extrair de tecidos suspeitos para biópsia.

Saúde em primeiro lugar!

Muitos homens morrem anualmente por não realizarem tratamentos como a Colonoscopia. A pior parte é que isso se deve ao preconceito em realizar esses procedimentos.

Até quando veremos a saúde sendo deixada de lado por conta de julgamentos que não levam ninguém à lugar nenhum? 

 

Seja mais saúde! Vá ao médico e realize os exames necessários para seu bem estar.

Drª Alessandra Morelle