Componentes Naturais combatem o Câncer de próstata

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou a importância de componentes naturais na ação contra o câncer de próstata. Por isso, hoje vou falar mais sobre quais são esses componentes e como eles podem ajudar a impedir que o câncer se espalhe. Acompanhe!

pesquisa oncologica como funciona (1)

O papel da alimentação

A dieta ocidental é, infelizmente, repleta de alimentos industrializados. A falta de tempo e a vida atribulada às vezes nos obriga a apelar para os alimentos prontos que muito prejudicam a saúde.

Médicos e especialistas apontam que manter uma alimentação saudável e controlar a gula são prioridades para ter saúde. Manter a dieta baseada em produtos naturais e orgânicos é um dos melhores modos de garantir qualidade de vida, prevenir doenças e consequentemente viver mais.

Para dar mais um exemplo de como a alimentação é decisiva na nossa saúde, surge uma pesquisa americana mostrando que compostos naturais presentes em frutas e ervas têm o poder de suspender o câncer de próstata.

 

A pesquisa

Pesquisadores da Universidade do Texas testaram cerca de 150 substâncias naturais presentes em alimentos, observando suas propriedades para o combate do câncer de próstata.

Foi detectado que uma combinação de compostos naturais encontrados nas maçãs, uvas vermelhas, berries, alecrim e açafrão tem um efeito muito positivo. A ingestão destes alimentos pode impedir que as células cancerosas da próstata aumentem seu tamanho.

Foi descoberto que combinações contendo ácido ursólico, resveratrol e curcumina, como os alimentos citados anteriormente, podem parar a doença. Foi isto que aconteceu quando testado em laboratório e também com ratos.

Na casca da maçã e no alecrim pode ser encontrado o ácido ursólico. O resveratrol está presente nas uvas e berries, e a curcumina encontra-se no açafrão.

Como a descoberta foi feita

Para descobrir tão boa notícia, o primeiro passo foi avaliar as substâncias. Todos os componentes, isolados e também combinados foram testados em células de câncer no laboratório.

Ao testar todas as combinações possíveis em ratos, foi detectado que algumas combinações destes 3 compostos naturais impediram o crescimento dos tumores nos camundongos. Foi constatato então que o ácido ursólico, resveratrol e a curcumina podem inibir o crescimento do câncer de próstata sem oferecer efeitos tóxicos aos animais.

Pode-se dizer que quem sofre de inflamação crônica possui maior risco de desenvolver câncer pois este quadro traz mais risco de desencadear danos às células. A inflamação crônica pode ser causada por infecção, doença auto-imune ou até algumas condições como obesidade.

Nos últimos dez anos muitas pesquisas apontaram que açafrão, chá verde e cascas de maçã minimizam a inflamação no corpo, protegendo então do câncer.

 

Porque isso acontece

O ácido ursólico, combinado com resveratrol ou curcumina, impede as células cancerosas de ter acesso à um componente necessário a elas, a glutamina. Bloqueando a absorção de glutamina, as células param de crescer.

Dr. Stefano Tiziani, um dos responsáveis pela pesquisa, comenta entusiasmado:

A beleza deste estudo é que fomos capazes de inibir o crescimento tumoral em camundongos sem toxicidade. Depois de rastrear uma biblioteca de compostos naturais, desenvolvemos um olhar imparcial sobre combinações de nutrientes que têm um melhor efeito no câncer de próstata do que as drogas existentes.

 

Adequando a dieta

É importante saber que os componentes anti-inflamatórios que existem nas frutas e verduras podem suspender o crescimento das células de câncer de próstata nos animais. Assim podemos adequar nossas dietas de maneira que elas consigam nos oferecer semelhantes benefícios.

O ácido ursólico é encontrado na casca da maçã e também no alecrim. O resveratrol pode ser consumido através de uvas e berries, e a curcumina está presente no açafrão. Todos funcionam sozinhos, mas de acordo com a pesquisa, funcionam melhor quando usados combinados.

Acredito que se trata de uma grande descoberta pois todos estes alimentos possuem potencial e propriedades que podem combater o câncer e eles estão disponíveis na natureza, para nosso consumo. Tudo o que é preciso fazer agora é aumentar as concentrações destes alimentos na dieta, seja para prevenir, ou seja para quem precisa deste efeito no tratamento contra o câncer de próstata.

Acesse o artigo completo da pesquisa clicando aqui.

Dra. Alessandra Morelle