O início da jornada  do paciente oncológico costuma gerar certas dúvidas, medos e expectativas. É muito natural e a equipe médica está preparada para acolher pacientes e familiares nesse momento. 

Mas pensando na inquietude que inevitavelmente ocorre, preparei algumas orientações básicas para a primeira sessão de quimioterapia, que serve tanto para quem passa pelo tratamento, quanto para quem acompanha.  

– conheça o ambiente 

Faça uma visita à unidade de saúde na qual o tratamento será feito com antecedência. Conheça os profissionais, converse com a equipe, se familiarize com o ambiente, e aproveite para resolver dúvidas com antecedência. Certamente isso deixará você mais à vontade.

– priorize seu conforto 

Use roupas leves e confortáveis, pois a sessão de quimio ou radioterapia são mais demoradas do que uma consulta médica regular. Você pode levar uma almofada, um livro, fones para ouvir música ou assistir programas de sua preferência. Use de recursos para ajudar a passar o tempo. 

– mantenha-se bem alimentado 

Alimente-se normalmente, sem exageros e, de preferência, seguindo as recomendações da equipe médica. Procure pelo nutricionista da equipe e peça orientação sobre os alimentos mais recomendados para o seu diagnóstico. Ah, hidratação é fundamental. 

– será que haverá acesso venoso? 

Há aqueles que não gostam de agulhas ou injeções, e que têm receio do acesso venoso para a aplicação da medicação. Se esse for seu caso, a visita prévia à unidade de saúde se torna ainda mais importante, pois você poderá avaliar com a equipe médica qual será o acesso venoso recomendado, e saberá como é feito, reduzindo, assim, o desconforto do momento. 

– mantenha sua autoestima e bem-estar

Se você gosta de usar acessórios (brincos, anéis, pulseiras), se sente bem maquiada, gosta de usar salto alto, mantenha seus hábitos. A autoestima ajuda na recuperação e mantém o foco no pensamento positivo do tratamento.