3 coisas que jamais devem ser ditas a um paciente oncológico

Ouvir de um amigo ou familiar que ele ou ela está com diagnóstico de câncer pode nos deixar desconcertados e sem saber o que dizer. O câncer é uma doença muito frequente nos dias atuais e qualquer um de nós está sujeito a ter, assim
como qualquer outro diagnóstico. Uma dica que costumo dar é que você se coloque no
lugar da pessoa que está lhe dando a notícia e pense como você gostaria de ser tratado. Mesmo assim, reforço aqui 3 coisas que jamais devem ser ditas para quem
tem
diagnóstico de câncer:

  1. Compartilhar outras histórias negativas. Muitas pessoas acham que contar problemas graves que outras pessoas passaram poderá “diminuir” a dor de quem lhe contou que está com câncer. O tamanho da dor e do sentimento é de cada um e contar outras histórias tristes não ajudará em nada.
  2. Você já experimentou tomar “isso” ou fazer “aquilo”? Atualmente os tratamentos para o câncer são muito bem estabelecidos e os médicos que tratam esta doença estão em constante atualização. As informações científicas são bem conhecidas e se existe algum estudo em andamento, em geral as equipes tem conhecimento e irão indicar. Então, lembre-se sempre disso e procure não atrapalhar com orientações que poderão confundir ao invés de ajudar.
  3. “Você é forte e vai superar isso” ou “eu jamais conseguiria passar pelo que você está passando” : Existe uma coisa que se chama resiliência e todos nós temos, alguns mais, outros menos. É a capacidade que cada um tem de suportar o sofrimento e seguir em frente. Não nos cabe avaliar a resiliência dos outros e mesmo que tenhamos esta capacidade, não irá ajudar em nada dizer isso para outra pessoa.
    O que você pode dizer:
  • O que eu posso fazer para lhe ajudar?
  • Você está precisando de algo?
  • E se não souber o que dizer, fique ao lado e apenas escute. Isso é muito mais valioso que qualquer palavra!